O SigaNet-Bell é um sistema de sinalização para gerenciar e atender aos usuários de serviços públicos, bancos, cartórios, hospitais e de outras instituições de atendimento ao público, que necessitam organizar um grande fluxo de clientes para várias mesas ou guichês de atendimento. O Sistema tem algumas especificidades, que o torna diferente dos produtos concorrentes disponíveis no mercado, além de estar em conformidade com a legislação especifica que regulamenta os serviços de atendimento ao público: Lei Federal 10.048 que trata da prioridade do atendimento, Lei Federal 10.741 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e Lei Distrital 2.547 que trata da prioridade e tempo de atendimento.


ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA


Sistema Integrado de Gerenciamento para Atendimento ao Público – SigaNet-Bell

Sistema totalmente informatizado que roda em plataforma Windows e utiliza recursos de rede, podendo ser acionado a partir de qualquer computador que estiver alocado na rede, sem contar os recursos de multimídia, que a partir deste, permite veicular vídeos em DVD e propagandas, entre outros, jornal de texto, relatórios estatísticos e gráficos de atendimento, tempo médio de atendimento, quantidade de senhas atendidas e outros dados pertinentes ao atendimento.

Sistema Integrado de Gestão de Atendimento Net Telebell – SigaNet-Bell


1. Introdução

O sistema SigaNet-Bell foi desenvolvido com o objetivo de facilitar e controlar o fluxo de usuários em postos de atendimento ao público em geral. A filosofia empregada no seu desenvolvimento foi a de tornar sua instalação, manutenção e utilização o mais simples possível, deixando a complexidade do sistema de gerenciamento para o computador.


Composição do sistema

O sistema SigaNet-Bell é composto por 4 módulos:


- Módulo Terminais

Este módulo será operado pelos atendentes do posto de serviço, responsáveis pelo atendimento ao público em geral, em quantos terminais forem necessários. A função deste módulo é requisitar uma senha ou repetir uma senha já chamada, toda vez que o atendente acionar uma tecla específica ou uma combinação de teclas;


- Módulo Painel TV

Programa responsável pela exibição das senhas. A senha chamada será exibida em um monitor ou em um televisor, sendo que até quatro senhas chamadas anteriormente podem ser exibidas na mesma tela ao mesmo tempo, em tamanho reduzido. Este módulo é capaz, ainda, de passar mensagens institucionais na parte inferior da tela, exibir data e hora, exibir programação de TV aberta ou por cabo, e falar o número da senha chamada e o número do guichê. As opções de exibição são configuradas de acordo com as necessidades do posto de atendimento ou da agência. Para que a programação de TV possa ser exibida é necessário que o computador onde o módulo está instalado possua uma placa de captura de imagens;


- Módulo Impressor de Senha

Programa para geração e impressão das senhas. Ao chegar no posto de atendimento, o usuário verifica o menu na tela e escolhe, num monitor tátil, o botão correspondente ao serviço desejado. Ao fazer isso, uma senha será impressa automaticamente para o serviço requisitado. Tendo em vista o elevado custo do monitor touch-screen, o sistema possui a opção de um painel com vários botões e uma descrição, por meio de uma etiqueta ou algo similar, do serviço associado aquele botão. Esta opção não necessita de um computador dedicado para essa operação.


- Módulo Servidor

Este módulo pode rodar no mesmo computado em que outros módulos estejam instalados. Entretanto, o ideal é instalar este módulo em um computador interno ao posto de atendimento, pois é ele que detém toda a inteligência do sistema, e qualquer intervenção na operação devem ser efetuados a partir dele. O programa Servidor é responsável por receber e atender aos pedidos de senhas dos terminais de atendimento, receber as requisições de emissão de senhas e enviá-las para a impressora, transmitir dados para o(s) painel(eis) de exibição das senhas chamadas, gerenciar a operação dos outros módulos e emitir relatórios gerenciais. Esse módulo consome pouca memória e não necessita de nenhum banco de dados para operar, assim, pode ser instalado em um computador com poucos recursos. Os relatórios gerados estão no formato aberto RTF e podem ser lidos por praticamente todos os editores de texto existentes.

Importante! Para que o sistema opere corretamente é necessário que todos os computadores utilizados estejam conectados a uma rede local, em um mesmo segmento.


2. Instalação


2.1. Programa Servidor

A instalação do programa Servidor é bastante simples. Basta inserir o CD que acompanha o equipamento e, na pasta Servidor, executar o programa Setup.exe. Aceitar as opções que forem sendo fornecidas. Em seguida, aparecerá uma mensagem indicando que a instalação foi bem sucedida. Caso isso não ocorra, o fornecedor do sistema estará disponível por telefone ou e-mail. O programa Servidor será instalado no diretório C:\Arquivos de programas\SigaNet.


2.2. Programas Terminal, Senha e Totem.

A instalação dos demais programas é similar à do programa Servidor. Execute o programa Setup.exe na pasta referente ao módulo desejado do CD que acompanha o equipamento. O módulo / programa desejado será instalado no diretório C:\Arquivos de programas\SigaNet-Bell.


3. Informações Técnicas

  • - Linguagem utilizada: Visual Basic
  • - Protocolo: UDP
  • - Porta utilizada no servidor: 1015 ou 1020
  • - Limite de guichês de atendimento: 27*
  • - Limite de serviços: 12*
  • - Opções de exibição no painel de senhas: mensagens institucionais, data e hora, TV aberta, TV a cabo, sinal gerado por um DVD
  • - Opções de som na chamada das senhas: sinal sonoro, falar o número da senha chamada e do guichê ou ambos.
  • - Opções na impressão da senha: mensagem institucional, data e hora, nome do serviço.
  • - Opções para configuração das teclas a serem utilizadas nas chamadas das senhas pelos atendentes: qualquer uma das teclas de função, sozinhas ou acompanhadas da tecla SHIFT.
  • - Opções de operação: configuração dos guichês para atenderem mais de um serviço, definição de prioridades para os serviços atendidos pelos guichês, configuração das quantidades de serviços e guichês existentes no posto de atendimento ou na agência.
  • - Relatórios: atendimentos realizados no posto de atendimento em um dia específico, podendo ser filtrados por guichê ou serviço, contendo horário de emissão de cada senha, horário de chamada da senha, tempo de duração do atendimento, guichê que efetuou o atendimento da senha, tempos mínimo, médio e máximo de espera e atendimento.
  • * Esse limite é um valor default. O sistema possui capacidade para ilimitados serviços e guichês, bastando alterar a sua configuração padrão.

    4. Garantia

    O sistema SigaNet-Bell é garantido contra qualquer falha de operação por um período de 12 (doze) meses contados a partir da instalação. Durante esse período, o usuário terá direito também a qualquer nova versão lançada.


    5. Em conformidade com a legislação especifica que regulamenta os serviços de atendimento ao público:

    Lei Federal 10.048 que trata da prioridade do atendimento, Lei Federal 10.741 que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e Lei Distrital 2.547 que trata da prioridade e tempo de atendimento.